top of page

Filme: Vida- A vida é uma festa.

  • Foto do escritor: daquiloquesecome
    daquiloquesecome
  • 9 de jan. de 2022
  • 3 min de leitura
"Eu acho que você quer mais tamales...

_Sí

Ah, isso. É assim que se diz".


ree

Em nosso primeiro domingo com indicação de filme deste ano, vamos de Viva- A vida é uma festa. Um filme que tem indicação livre, e apesar de (a princípio ser para o público infantil) ele é uma delícia para todas as idades. Um filme que fala de família, sentimentos, música, saudade daqueles que partiram e de como os membros de uma família podem exercer o perdão. É um filme que permite visualizarmos muitos costumes mexicanos, especialmente, aqueles referentes à alimentação e o dia dos mortos.



É uma aula valiosa de cultura, Bruno Carmelo, em seu artigo, Viva - A Vida é uma Festa: A memória afetiva, nos diz que: "A história gira em torno de um garotinho apaixonado por canções, vivendo dentro de uma estrutura matriarcal onde a música é banida devido a um trauma: como o tataravô abandonou a esposa e os filhos pequenos para seguir a carreira de artista, a dor familiar foi deslocada do homem para o seu outro objeto de paixão, no caso, a arte". (1) Assim, "É belíssimo o modo como o filme conjuga espiritualidade e cultura mexicana sem pregar a verdade única da religião, nem o didatismo da importância cultural". (2) O filme emociona quem assiste, em algumas cenas, a emoção literalmente transborda em lágrimas nos olhos. As músicas são parte importante da história contada, especialmente, a música "Lembre de mim" que toca profundamente quem ouve, pela relação entre pai e filha, que vai além do tempo e que de maneira tão primorosa o diretor Unkrich consegue transmitir. Nesse sentido, Carmelo enfatiza que: "(...) a bela canção-tema se chama “Lembre de Mim”, destacando o papel da memória na manutenção do afeto. Esse é um atalho fundamental encontrado pela história: ao invés de sugerir que o amor pela família passa obrigatoriamente pela presença física ao lado o amor se encontra na lembrança de quem cuidou de nós". (3) A comida está presente desde as primeiras cenas, os alimentos que se preparam com tanto cuidado no dia-a-dia da família e também no dia dos mortos, tem o papel também de reunir a família. A exemplo, a cena em que os tamales, que a abuela de Miguel quer que ele coma em grandes quantidades. Mas, podemos entender a música e a alimentação como pontos importantes na história.

Assim, Ricardo Frugoli, Mirian Rejowski, Leila Cobuci nos falam que: "Para o mexicano o dia dos Mortos é o único dia em que os mortos retornam à terra. Então as famílias se preparam para recebê-los, cozinhando seus pratos favoritos e outros preparativos para guiá-los em seu caminho de volta".(4) E ainda, "além das comidas e bebidas preferidas montam as chamadas ‘oferendas’, que são espaços decorados com flores, santos, retratos, objetos favoritos e tudo que possa agradar e homenagear os mortos".(5)

A comida com todos os seus símbolos e que agrega a família, amigos e simbolicamente aqueles que partiram. E você? Já viu o filme? Me conta!

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

📽 Filme: Viva – A Vida É uma Festa

Livre: 2017 ‧ Infantil/Aventura ‧ 1h 45m

Data de lançamento: 4 de janeiro de 2018 (Brasil), Diretores: Adrian Molina, Lee Unkrich, Música: Michael Giacchino

Prêmios: Oscar de Melhor Filme de Animação, Prêmio Globo de Ouro: Melhor Filme de Animação.

(1)(2)(3) Viva - A Vida é uma Festa: A memória afetiva, por Bruno Carmelo.

https://www.adorocinema.com/filmes/filme-206775/criticas-adorocinema/

(4)(5)Ricardo Frugoli, Mirian Rejowski, Leila Cobuci. Dia dos Mortos no México: comemoração, comensalidade e espetacularização. X Fórum internacional de turismo do Iguassu, Paraná, Brasil, 2016.

Posts recentes

Ver tudo
Almôndegas de Peixe Boi?

Você sabia que um dos primeiros relatos sobre almôndegas no Brasil data do século XVIII? E que as almôndegas eram feitas com carne de...

 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

  • Blogger ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Obrigada pelo envio!

© 2020 Daquilo que se come 

20220910_094541_0000.png
bottom of page