Aturá
- daquiloquesecome
- 21 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Começo a semana com o quadro: "Glossário Pará da Alimentação", e hoje eu trago um utensílio essencial no dia-a-dia em muitas casas nos interiores da Amazônia. De herança indígena, o aturá já era descrito como sendo fabricado em diversos grupos indígenas ao longo da Amazônia. Seu uso primordial era/é para o transporte de coisas/alimentos, como a mandioca, por exemplo. Raimundo Morais nos descreve o Aturá como "Cesto em forma de paneiro, tecido de talas de guarumã ou jacitara, própria para conduzir coisas da roça para casa, sobretudo mandioca. Adicionam-lhe quatro varinhas exteriormente, e ao com- prido, a fim de lhe servir de pernas.
Aturiá – (Drepanocarpus lunatis)". (1) Já Armando Mendes, em seu livro "Vocabulário Amazônico" publicado em 1942, nos fala que o significado de Aturá é:" Cesto de talas, em fórma de balaio, usado no acondicionamento dos "terens" ., e instrumentos levados da roça para casa e vice-versa: serve também para guardar apetrechos de pesca".(2)
E você conhece o Aturá?
.
.
.
📚✍️🏽Referências.
🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.
📸 Canva. Vicente Chermont de Miranda. Glossário Paraense. [Coleção de Vocábulos Peculiares à Amazônia e Especialmente à Ilha do Marajó]. Universidade Federal do Pará. 1968.
p, 6. (1) Raimundo Morais. O meu dicionário de cousas da Amazônia. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2013, p, 29. (2) Mendes, Amando.Título:Vocabulário amazônico : Estudos. 1942. 153 pág. São Paulo: Sociedade Impressora Brasileira (Brusco & Cia.). Prefácio de Plinio Ayrosa
Apresentação de Menotti del Picchia.
Comments