top of page

Hortas suspensas.

  • Foto do escritor: daquiloquesecome
    daquiloquesecome
  • 14 de set.
  • 2 min de leitura

E você? Já ouviu falar das hortas suspensas na Amazônia? Aqui na Amazônia, existem as hortas suspensas, que são feitas nos jiráus ou em cima de cascos velhos. Suspensas porque ou elas ficam sob a água como na fotografia, onde uma mulher vai até a sua horta suspensa de canoa ou ela fica pendurada no fundo das casas ribeirinhas nos jiraus, as hortas suspensas eram/são práticas comuns pela região. Nunes Pereira fala que a: "(...) bacia amazónica (...)não nos deu somente a "rede com que se embalaria o sono ou a volúpia do brasileiro" e "um grupo de animais amansados pelas suas mãos". Deu-nos, também, (...)Peixes do Vale amazónico, aves e mamíferos foram [pelas mulheres] (...) utilizados na alimentação dos seus filhos e dos seus companheiros [que] (...)adubando-os com as ervas por ela mesmo plantadas nas pequenas HORTAS-SUSPENSAS. - que são os seus jiráus ou cascos velhos de ubás - (...)".(1) Os temperos das hortas suspensas como de uso importante na alimentação ribeirinha.


Já o jirau [já falei dele por aqui] segundo Raimundo Morais é um: "Estrado erguido sobre achas entre o teto e o solo para guardar mantimentos nas dispensas. Palanque usado ao ar livre nas ilhas, onde a terra alaga, como pequenas hortas e jardins aéreos".(2) Observem que as hortas suspensas nascem de uma necessidade e adaptação à natureza e ao território. Na fotografia, de Luiz Cláudio Mário, temos uma horta flutuante de ribeirinhos, localizada no Lago Mamirauá, em Alvarães, no Amazonas, na década de 1980.(3) É  um belo registro da horta suspensa. Importante acrescentar ainda, que o fotógrafo Luiz Claudio Marigo, tem um trabalho pioneiro em dedicar-se a fotografia da natureza, sendo ainda o primeiro a ser premiado com no BBC Wildlife Photographer of the Year. As fotografias de Luiz Claudio são um presente. Particularmente, eu acho bonita demais essa fotografia dos ribeirinhos chegando à sua horta suspensa. E você já conhecia a história das hortas suspensas?


.


.


.


📚✍🏽 Referências.

🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998.

Ao utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.

📝As palavras ques estão dentro dos colchetes são acréscimos meus.

📸(3)Ribeirinhos e horta flutuante.

Luiz Cláudio Mário, Lago Mamirauá,

Alvarães,  AM, Década de 1980. Fotografia Coleção Luiz Cláudio Marigo, Rio de Janeiro, RJ. p, 169. 📌Qualquer óbice em relação a imagem por favor nos avisar. Uso educacional.

(1) Panorama da Alimentação Indígena

Comidas, Bebidas & Tóxicos na Amazônia Brasileira. Nunes Pereira. Editora Livraria São José. Rio de Janeiro, 1974. p, 8/9.

(2)MORAIS, Raimundo. O meu dicionário de coisas da Amazônia. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2013.p, 109.


Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

  • Blogger ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Obrigada pelo envio!

© 2020 Daquilo que se come 

20220910_094541_0000.png
bottom of page