top of page

Receitas Históricas com mandioca.

  • Foto do escritor: daquiloquesecome
    daquiloquesecome
  • 28 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Você sabia que existem receitas com mandioca nos livros de receitas do século XIX publicados no Brasil?

Domingo com receita histórica.

E eu não poderia deixar de compartilhar receitas preparadas com a mandioca. Três receitas do século XIX. A primeira delas é uma receita do livro Cozinheiro Imperial, o primeiro livro de receitas publicado no Brasil, intitulada: "Vatapá de porco".

Eu optei por manter a ortografia da época. Observem que no vatapá de porco faz-se uso de farinha de mandioca fina para engrossar o que era muito comum naquela época. Mas, notem que além do porco a receita levava ainda "tomates, cebolas, salsa, alho, gengibre, cardamomo, louro, pimenta da Índia e crumari além de amendoim torrado. Ingredientes bem diferentes do vatapá que costumamos fazer aqui no Pará. Segue a receita:


                    "Vatapá de porco.


Coza-se em agua uma porção de carne, ou lombo de porco e tempere-se com toucinho derretido, tomates, cebolas, salsa, alho, tudo muito bém picado, gengibre raspada,cardamomo, louro, pimenta da India e bastante da crumari.

Deixe-se cozer tudo muito bem, e deite-se-lhe alguma farinha de amendoim torrado, & depois engrosse-se caldo com farinha de mandioca fina e misture-se a tudo uma

porção de azeite de dende. Come-se com uma massa de qualquer farinha feita á parte. Por este mesmo methodo se fazem os'vatapás de gallinha, peixes e mariscos, mas estes dous ultimos levão azeite doce em lugar de gordura".(1) Já as outras duas são do livro "O Cozinheiro Nacional", datado de 1870: uma de mandioca assada, feita no "boralho" com "sal, açúcar, manteiga, gordura ou nata de leite" servida depois de bem corada.  E outra de mandioca frita, também assada no borallho,mas, cortadas em rodelas [diferente da forma que é frita hoje cortada em tiras que lembram batata frita] e "com salsa, sal e folhas de cebola picada".  Tem como não gostar? Seguem as receitas:


            "36. Mandioca assada.


 - Assão-se no borralho uma ou duas mandiocas ; estando assadas, descascão-ne e arranjão-se n'um prato ; ajunta-se um pouco sal a assucar, deita-se um pouco de manteiga por cima, gordura ou nata de leite, e põe-se no forno ou sobre brazas, cobrindo com uma tampa com brazas por cima ; estando coradas, servem-se quentes".


                  37. Mandioca frita.


Assão-se ao borralho, ou cozem-se em agua, duas mandiocas; descascão-se e cortam-se em rodellas deitão-se a frigir em uma Cassarola, com um pouco de sal, salsa e folhas de cebola picada, e servem-se".(2)

.


.


.


📚✍️🏽Referências.

🛎O conteúdo deste blog está protegido pela lei n° 9.610 datada de 19-02-1998. Ao de utilizá-los, não se esqueça de dar os créditos.

📸 Sidiana Macêdo. Canva Equipe.

(1) Cozinheiro Imperial. Por R.C.M. 10° edição. Rio de Janeiro. Editora LAEMMERT & C. 1887, p, 111.

(2)Cozinheiro Nacional. Livraria Garnier, 1870. p, 359. https://digital.bbm.usp.br


Posts recentes

Ver tudo
Pastellinhos à la Dame Fêlice.

Domingo com receita histórica? Temos sim. A receita histórica de hoje é de um livro que eu adoro:" A Arte de Cosinha", de João da Matta,...

 
 
 

Comments


RECEBA AS NOVIDADES

  • Blogger ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Obrigada pelo envio!

© 2020 Daquilo que se come 

20220910_094541_0000.png
bottom of page