top of page

Venda se carne, balança e Idade Média.

  • Foto do escritor: daquiloquesecome
    daquiloquesecome
  • 15 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura


Na ilustração intitulada venda de carne, encontrada no Tacuinum sanitatis in medicina, de princípio do século XV, temos uma venda de carne de medieval.

Notem, que sob a mesa existe uma balança de dois pratos, muito comum a época medieval. Nela o vendedor está pesando um grande pedaço de carne. Num dos pratos está o contrapeso. A venda de carne neste estabelecimento era de carnes abatidas no mesmo dia. Portanto, não era de carne salgada. Notem que por cima da bancada, numa espécie de "expositor", existem outros pedaços pendurados em exposição para a venda. Pois bem, a balança nas feiras e mercados medievais era presença obrigatória dada sua importância para o comércio. Segundo o trabalho de Irineu Silva, "A Idade Média tornou-se, assim, uma época fecunda para o aparecimento de Unidades de medida. Para cada setor da atividade humana e para cada região, havia um sistema de medidas diferente, principalmente para as medições agrárias".(1) E assim, "Para os casos em que a matéria não podia ser medida pelo volume, utilizava-se, naturalmente, uma balança.E, da mesma maneira que os demais padrões de medidas, as unidades de peso e os tipos de balança variavam consideravelmente". (2) Importante dizer que para as medições de volume (tanto de matérias secas quanto de líquidos), geralmente se faziam uso de recipientes "padronizados" o que variava muito e gerava preocupações quanto a exatidão vendida. Tal preocupação era oriunda do fato que: "Praticamente todos os povos da Idade Média usavam o mesmo princípio: adotar um vasilhame de capacidade fixa como padrão. A capacidade desse padrão variou bastante ao longo do tempo e de uma região para outra, porém, o princípio manteve-se o mesmo". (3) Ou seja, os vasilhames estavam com as medidas de acordo com os padrões do seu proprietário.

Com o tempo essa realidade levará a criação de "leis" por parte dos governos que incidirá sobre as normas e padronização dos pesos e medidas.

.

.

.

📌 O Tacuinum Sanitatis é um manual medieval, com fins de orientação medicinal. Foi criado baseado no Taqwin al-sihha, um tratado médico árabe (Bagdá) do século XI.

.

.

.

📚✍🏽 Referências.

🖼 Tacuinum sanitatis. Século XIV.

(1)(2)(3) Silva, Irineu da. História dos pesos e medidas. São Carlos: Educação, 2004. p. 55; 59.


Posts recentes

Ver tudo
Pirão

E hoje vamos de Glossário da Alimentação Paraense. E a palavra de hoje é PIRÃO. Na Amazônia,  segundo Raimundo Morais o pirão é...

 
 
 

Comentários


RECEBA AS NOVIDADES

  • Blogger ícone social
  • YouTube
  • Facebook ícone social
  • Instagram

Obrigada pelo envio!

© 2020 Daquilo que se come 

20220910_094541_0000.png
bottom of page